A comunidade de Bento Gonçalves recebeu dia 18 de janeiro de 2017, o mural Saga Italiana, do artista plástico Dalcir Marcon. O painel, localizado na escadaria Getúlio Vargas, que une os bairros Centro e Cidade Alta, evoca a saga dos imigrantes que deram origem à Capital do Vinho. O projeto, que foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura, envolveu os muros ao pé da escadaria e o muro central, totalizando uma área de 94,8m².
A parte superior do mural está dividida em 12 quadros: navio no Porto de Gênova, simbolizando o momento da partida; chegada dos imigrantes ao Brasil; ocupação dos lotes em Bento Gonçalves; agricultores lavrando a terra; produção agrícola da região; transporte da produção; a religiosidade dos imigrantes; o setor agroindustrial; o desenvolvimento econômico da região; alimentos: a mesa farta; as festividades e turismo. A parte inferior do mural retrata ambientes das casas dos agricultores. Com poucas palavras, o artista Dalcir Marcon, que prefere expressar sua impressão através das obras agradeceu a oportunidade. "É um momento de comemorar e admirar o resultado desta obra, feita para comunidade", resumiu o artista.
Segundo o secretário de Cultura, Evandro Soares, a obra representa a valorização da classe artística e da cultura de Bento Gonçalves. "Esta pintura representa a capacidade artística e cultural da nossa comunidade. Ao mesmo tempo valoriza o trabalho e o talento do artista Dalcir Marcon e retrata a nossa cultura ao recontar a saga da colonização italiana", destaca.
Em seu discurso o prefeito Guilherme Pasin exaltou que as cores da obra do artista dão vida ao espaço frequentado diariamente por diversas pessoas. " O colorido da obra enche de vida o espaço, que muitas vezes passa desapercebido aos olhos de quem está acostumado passar diariamente. A nossa cultura italiana agora está fixada nesta parede. Essa é a contribuição do Fundo Municipal de cultura, que estará abrilhantando dia e noite o olhar da nossa comunidade", finaliza.
Fotos Roque Junior